O Centro de Estudos de Psicanálise e Filosofia - CEPSI é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que visa promover o diálogo entre filosofia e psicanálise. Surgiu em 2007, a partir da iniciativa de estudantes e professores interessados em ambas as áreas, contando com o apoio do curso de filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral.

Atualmente, o CEPSI conta com o Grupo de Interlocução, o CINEFILOS, a Liga de Psicanálise e Psicopatologia e a Liga de Psicologia Hospitalar de Sobral; além de funcionar como centro articulador entre os monitores das áreas de psicanálise e filosofia, os estagiários em psicanálise, os estudantes interessados em aprender mais sobre a Teoria Psicanalítica e os interessados em cinema e filosofia. Navegue pelas páginas de nosso blog para saber mais.

3 de novembro de 2010

Indicação

O Mal-estar social não se psicanalisa

Segue o endereço de uma preciosa entrevista de Paul-Laurent Assoun intitulada: O Mal-estar social não se psicanalisa. Todos devem ler. Assim, podemos entender que o inconsciente é social e como a psicanálise discute sobre a cultura e o social, distinguindo-se de uma sociologia ou antropologia.

O Sujeito da Ciência
Leiam esta conferência do psicanalista mexicano Nestor Braunstein sobre o sujeito da ciência. É bem interessante.
http://nestorbraunstein.com/escritos/index.php?blog=2&p=59&more=1&c=1&tb=1&pb=1#more59

Nenhum comentário: